Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Receita de Delícias Folhadas: uma ideia natalícia da Master D Portugal


Receita de Delícias Folhadas: uma ideia natalícia da Master D Portugal

Hoje vou falar-vos de uma receita deliciosa e muito fácil de fazer! Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de apresentar receitas simples para que vocês também possam aprender a fazer coisas boas. Vamos falar das Delícias Folhadas, uma perdição para os mais gulosos, e cuja receita eu deixo como proposta do Curso de Pastelaria da Master D Portugal para tornar o nosso Natal ainda mais doce!


Sou apaixonada pela Pastelaria e se, assim como eu, tem vontade de aprender mais sobre as técnicas de culinária dos pasteleiros, então apresento-vos a Master D Portugal. Já conhecem este centro de formação? Há 17 anos em Portugal, é um centro de referência para os cursos de formação profissional e técnicos, cujas modalidades de ensino dividem-se entre o e-learning (o ensino a distância) e o b-learning, semi-presencial. Portanto, é o centro de eleição daqueles que querem aprender uma nova profissão ao mesmo tempo em que conciliam as suas tarefas quotidianas.

Este ano foi lançado o Curso de Pastelaria da Master DPortugal, que está destinado a todas as pessoas que queiram trabalhar na área da pastelaria ou que já trabalham, mas queiram reciclar os seus conhecimentos. Os objetivos deste curso incluem: conhecer as regras de higiene e segurança alimentar na restauração; identificar os equipamentos, utensílios e matérias-primas; saber aplicar técnicas de receção e armazenamento de produtos e alimentos; adquirir noções sobre o funcionamento de uma pastelaria de fabrico diário; entre outros.

Os novos pasteleiros formados pela Master D podem atuar como ajudante de pasteleiro e até mesmo como pasteleiro em locais como restaurantes, unidades hoteleiras, cruzeiros, empresas de eventos e catering, fábricas de doçaria e pastelaria, cantinas escolares ou hospitalares e muito mais. Já para não falar na possibilidade de criar o seu próprio negócio e empreender numa das áreas que nunca estão em baixa, que é a da alimentação.



Não perca a oportunidade de aprender com os melhores chefs pasteleiros e fazer contactos profissionais que lhe vão garantir a entrada no mercado de trabalho. Conheça os testemunhos e as opiniões sobre a Master D e dê o próximo passo em direção ao seu sucesso profissional!

Agora vamos à receita das Delícias Folhadas. Vão ver que é fácil, rápida e saborosa!

Ingredientes:
·         1 placa de massa folhada retangular;
·         4 gemas;
·         150 gr de açúcar;
·         0,75 dl de água;
·         1 pacote de açúcar baunilhado
·         1 colher de sobremesa de farinha;
·         Açúcar em pó para polvilhar.

 

Preparação:
  1. Comecei por desenrolar a massa folhada. Como não tinha régua à mão, cortei e piquei a massa com um garfo da largura de 4 dedos. Levei a cozer em forno previamente aquecido a 180º até a massa ficar coradinha e cozida (na receita diz cerca de 25 minutos, mas no meu forno levou menos tempo).
  2. No fim de cozida a massa folhada, retira-se, deixa-se arrefecer e corta-se ao meio com uma faca de serrilha.
  3. Para o creme de ovos, levar os açúcares e a água ao lume até ferver um pouco. À parte mistura-se as gemas com a farinha, lentamente junta-se à calda de açúcar, leva-se novamente ao lume até engrossar. Deixa-se arrefecer para depois rechear os folhados.
  4. Depois de o creme estar frio, rechear o folhado e barrar nas laterais também.
  5. Depois é só polvilhar com açúcar em pó.
 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Roupa velha gratinada, bechamel receita bimby e tradicional

Fui buscar a receita ao blogue da Elvira a "mãe" dos blogues portugueses.
Segundo as palavras da doce Elvira:

"A "roupa velha" é a arte de reciclar as sobras em Portugal. Antigamente, usava-se a expressão para qualquer tipo de sobras, mas actualmente trata-se mais especificamente das sobras de bacalhau cozido com "todos" (vegetais). Um prato que vem mesmo à propósito nestes tempos de crise, cuja receita tradicional é aqui rejuvenescida com um molho cremoso..."

Com muita pena a Elvira já nos deixou, mas com certeza onde está está em paz e a continuar a cozinhar como um anjo.
Alterei algumas coisitas, mas foi a camada do bechamel que me conquistou nesta receita, para  aproveitar as sobras do Natal. Não deixem de fazer a receita original da nossa Elvira, só não fiz mesmo por não ter alguns dos ingredientes.
Digo que vale a pena mesmo até fazer de propósito para ter sobras, só para fazer esta receita.

Ingredientes:
  • Sobras de bacalhau, batatas, cenoura, couve e ovos (tudo cozido)
  • azeite e alho q.b.
  • sobras de broa e coentros q.b.
Para o bechamel:
  • 600 ml. de Leite
  • 60 gr. de Farinha
  • 40 gr. de Margarina
  • Sal
  • Especiarias a gosto (pimenta, noz-moscada)

Bechamel na bimby:

  1. No copo da Bimby coloca-se todos os ingredientes para o bechamel.
  2. Programa-se 8 min., temp. 90º, vel. 4.
Bechamel tradicional:
  1. Num tacho meter a margarina e deixar derreter, juntar a farinha.
  2.  Mexer bem e adicionar o leite, o sal, a noz moscada, continuar a mexer até engrossar, reservar.
Preparação da roupa velha:
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
  2. Remover a pele e as espinhas do bacalhau. Lascar o bacalhau e reservar.
  3. Cortar as cenouras em rodelas, assim como os ovos. Cortar as folhas de couve em tiras. Cortar as batatas em cubos. Reservar.
  4. Colocar o azeite, as meias luas de cebola e os alhos picados num tacho. Levar ao lume e refogar até a cebola se apresentar macia. Temperar com sal e pimenta.
  5. Juntar as tiras de couve, as rodelas de cenoura, as lascas de bacalhau, os cubos de batata e o grão de bico. Temperar com salsa picada à gosto e envolver delicadamente.
  6. Colocar metade do preparado numa assadeira. Distribuir as rodelas de ovo cozido e sobrepor o preparado restante.
  7. Alisar a superfície e cobrir com o molho bechamel. Polvilhar com o pão ralado (meti broa ralada) e levar a gratinar no forno, a 180ºC, até ficar bem dourado. 
  8. Retirar do forno e servir de seguida.