Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mousse de morango sem ovos, com leite evaporado

Uma receita fácil de fazer, a receita existe em vários sítios pela net, pode-se fazer com morangos, ananás, pêssego.
A receita levou uma colega de trabalho e fez sucesso entre todas. E sem ovos melhor ainda, os mesmo morangos, leite evaporado, gelatina :).

Ingredientes:

  • 1 lata de leite evaporado
  • 1 pacote de gelatina de morango( as 2 carteiras)
  • 1 copo de água
  • 400 gr de morangos

Preparação:
  1. Meter a lata do leite evaporado 20 minutos no frigorífico. Bater bem, juntar metade dos morangos em puré. Num copo de água quente, dissolver a gelatina, deixar arrefecer um pouco. No fim do leite evaporado batido, juntar a gelatina.
  2. Meter numa forma e levar ao frio até solidificar, desenformar( se necessário meter a forma em água quente, durante uns segundos).
  3. Com a varinha mágica derreter os resto dos morangos e meter por cima da mousse

terça-feira, 29 de abril de 2014

Crinkles de banana, alfarroba e canela, recheadas com chocolate

"Vamos fazer bolachas 2014" , a nossa amiga blogueira Manuela teve esta feliz ideia de fazer, formou um grupo no Facebook. E todos os meses é mês de fazer bolachas ou seus derivados.
Tinha esta ideia na minha cabeça, mas o tempo foi passando e acho passei do prazo, mas não quero deixar de partilhar as que eu fiz...pois saíram mesmo agora do forno, ainda estão quentes :).
Banana, farinha de alfarroba, canela e chocolate no meio, e sem ovos.
 Ingredientes:

  • 1 banana pequena
  • 100 gr de açúcar
  • 150 gr de farinha
  • 50 gr de farinha de alfarroba
  • 50 gr de margarina
  • canela q.b.
  • açúcar em pó q.b.
  • Bocados de chocolate q.b.


Preparação na Bimby:
  1. Meter a banana no copo mais o açúcar, 10seg. /veloc. 4. A margarina as farinhas e a canela 15 seg./veloc 4.
  2. Retirar, fazer bolinhas pequenas, mas no meio meter um pouco de chocolate, fazer a bolinha e passar pelo açúcar em pó.
  3. Levar ao forno a cozer mais ao menos durante 15 minutos a 180º com o forno pré aquecido.
Preparação normal:
  1. Esmagar a banana com um garfo, juntar o açúcar, bater bem.
  2. Juntar as farinhas com a margarina e a canela, amassar tudo muito bem.
  3. Fazer bolinhas, meter o chocolate no meio e passar pelo açúcar em pó.
  4. Levar ao forno pré aquecido a 180º durante mais ao menos 15 minutos.

terça-feira, 22 de abril de 2014

World Baking Day, está de regresso, no dia 18 de maio

"Vaqueiro prepara-se para celebrar, pelo segundo ano consecutivo, o World Baking Day, que este ano se realiza a 18 de maio. Este projeto nasceu da vontade de inspirar a vida das pessoas e mostrar-lhes que fazer um bolo não é uma tarefa difícil mas, pelo contrário, que pode ser uma excelente atividade de prazer e descontração pessoal ou em família, sendo que o resultado, mais ou menos perfeito, é sempre uma conquista e um motivo de orgulho."



E foi assim, que começou a carta que recebi da Vaqueiro, juntamente com coisas maravilhosas, a caixinha um mimo maravilhoso, de um fogão com forno, adorei a caixinha. Depois lá dentro vinha a Vaqueiro líquida, a farinha maizena, uma farinha Nacional, açúcar Moreno, uma forma Pirex, uma pen, um batedor de varas, fiquei mesmo muito feliz, por mais uma vez me terem convidado :)))).
Digam lá se a caixinha, não é linda :).






 Por isso no dia 18 de maio, vamos todos para este movimento, vamos fazer um bolo maravilhoso :).






terça-feira, 15 de abril de 2014

Amêndoas enxovalhadas para a Páscoa e não só

E novamente a receita por aqui destas amêndoas enxovalhadas ;)



Ingredientes:

  • 1 Chávena de amêndoas com pele
  • 1 Chávena de água
  • 1 Chávena de açúcar
  • Canela q.b.(opção minha)





 Preparação:
  1. Põem-se todos os ingredientes num tacho e leva-se ao lume.
  2. Deixa-se ferver. Deixar fazer ponto de areia( forma-se uma espécie de areia).
  3. Quando as amêndoas começarem a dar estalinhos, tira-se do lume e mexe-se vigorosamente com uma colher de pau para se separarem as amêndoas.
  4. De seguida deitam-se para um papel de alumínio ou papel vegetal ou mesmo a bancada ligeiramente untado com óleo.
  5. Separam-se bem as amêndoas, deixar ficar frio.
  6. Como vêm nada mais fácil e nada mais saboroso.

domingo, 13 de abril de 2014

Tinto 2002 Tinta Roriz- Quinta de Mosteirô

Para começar a experimentar os grandes vinhos da Quinta Mosteirô. começamos por este no Ano Novo, para acompanhar com leitão, um vinho premiado Tinto 2002 Tinta Roriz, podem ver os vários prémios no site. Vejam também aqui na página do Facebook.



 A pressa e a fome para se comer, não deu para tirar grandes fotos, mas também o rei aqui era mesmo o vinho :).
Podem ver aqui a ficha técnica deste vinho premiado.


Quinta de Mosteirô - Uma parceria com uns vinhos maravilhosos

E mais uma parceria desta vez com uma quinta que produz vinhos maravilhosos. Não deixem de experimentar estes vinhos, desiludidos não vão ficar. A parceria já foi à algum tempo, mas derivado a alguns factores, só a partir de agora, vai começar o desfile de receitas...acompanhados com um vinho de qualidade.


Introdução

Quinta de Mosteirô fica situada no nordeste de Portugal, rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, fazendo parte integrante da Região Demarcada do Douro (sub-região do Baixo Corgo), classificada pela UNESCO, em Dezembro de 2001, como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural.
Nesta região, banhada pelo Rio Douro, produzem-se vinhos há mais de 2000 anos, e é a origem de um dos vinhos mais famosos do mundo: o Vinho do Porto. A Região Demarcada do Douro é também mais antiga região demarcada e controlada do mundo a ser reconhecida. A sua criação iniciou-se durante o reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (futuro Marquês de Pombal), através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (por Lei de 1756).
As referências mais antigas à Quinta de Mosteirô datam do séc. XII (Fernandes, 1991-1993: vol. I, 80, Doc.74), porém o primeiro registo (conhecido) em que se referencia a produção de vinhos reporta a meados do séc XVI, na obra de Rui Fernandes “Descrição do Terreno ao redor de Lamego duas Léguas (1531-1532)”. De acordo com este documento, a Quinta de Mosteirô pertenceu e foi administrada pelos Monges de Cister de S. João de Tarouca. Os Monges Brancos (assim conhecidos em razão da cor do seu hábito) instalaram-se nos sítios mais férteis e aprazíveis do Douro, onde desenvolveram a cultura da vinha através da implementação dos seus métodos vitivinícolas, baseados num grande cuidado com a plantação das videiras e na escolha criteriosa das castas.
Segundo o mesmo documento, a qualidade do terreno e a elevada produção da Quinta de Mosteirô colocou-a entre as maiores quintas vinhateiras do Douro da época. Todo o vinho produzido na quinta era de elevada qualidade e como tal considerado na sua totalidade vinho de carregação. Os vinhos de carregação eram na sua grande maioria embarcados para exportação, alimentando um movimento constante que o tempo solidificou, e que se desenrolou ao longo dos séculos até aos nossos dias.
Em 1983 a Quinta de Mosteirô foi comprada pelo actual proprietário - José Arnaldo Coutinho. Mais tarde, em 1991, sob a direcção do seu filho Manuel Coutinho, as vinhas foram reconvertidas segundo as directrizes regionais e comunitárias para a produção de vinhos do Douro e Porto. As vinhas foram completamente replantadas com castas nobres da região em talhões (porções de terreno) separados e identificados que permitem fazer vinhos por casta. Esta plantação foi feita ao alto, isto é, plantando as videiras na direcção da inclinação do terreno, por várias razões, entre as quais:
• A mais fácil e correcta distribuição das castas;
• A optimização das densidades de plantação;
• Menor incidência de doenças da vinha;
• Uniformidade da maturação;
Das cerca de 180 castas recomendadas pelos organismos oficiais para a produção de Vinhos do Porto e DOC Douro, foram seleccionadas 22: Brancas - Códega do Larinho, Esgana Cão, Gouveio Verdelho, Gouveio Real, Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho e Fernão Pires: Tinto - Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Fêmea/Brasileira, Touriga Franca, Alvarelhão, Bastardo, Sousão, Tinta Francisca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Rufete e Tinta da Barca. Esta selecção permitiu que se recuperassem castas muito antigas perfeitamente adequadas ao terroir.
O cultivo da vinha é feito respeitando as características do solo de forma a promover uma agricultura sustentável. Para isso, adoptámos o Sistema de Produção Integrada – um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade utilizando os recursos naturais e os mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente. Através da adopção de métodos agrícolas sustentáveis, e aliado aos muitos outros cuidados com que cultivamos as nossas videiras, resulta a produção de uvas de elevada qualidade.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Passatempo "7Giveaway Bloggers & Orivárzes - Arroz Bom Sucesso"

O "7GiveawayBloggers" está de regresso e para começar este ano decidimos oferecer 10 fantásticos cabazes (sim 10) e desta vez em parceria com a "Orivárzea – Arroz Bom Sucesso"!!


Cada cabaz é composto por 8 variedades de arroz que podes utilizar dando asas à imaginação e com eles elaborar pratos deliciosos para presentear a família e amigos…
vamos ganhar estes cabazes??

Para isso só precisas de:

Gostar das páginas:

Arroz Bom Sucesso:https://www.facebook.com/pages/Orivarzea/167021096681377?fref=ts


Doçuras e Especiarias:https://www.facebook.com/docurasespeciarias
Histórias e Aromas: https://www.facebook.com/HistoriasEAromas
Na Cozinha da Leonor:https://www.facebook.com/nacozinhadaleonor
Os Docinhos da Pipoca: https://www.facebook.com/Lenya2011?fref=ts
Os Temperos da Argas:https://www.facebook.com/temperosdaargas
Receitinhas da belinhagulosa:https://www.facebook.com/pages/Receitinhas-da-belinhagulosa/133695919978440?fref=ts
Su Delícia: https://www.facebook.com/pages/Su-Delícia/413350998742460


Partilhar publicamente o passatempo no teu mural: "7Giveaway Bloggers"
Deixar na foto original do passatempo (é só carregar neste link) um comentário a dizer:
Partilhado e identificar 4 amigos.


Apenas válida 1 participação por pessoa.


O passatempo decorre entre o dia 11 de Abril e termina no dia 17 de Abril pelas 24h.
O Passatempo é válido apenas para Portugal Continental e Ilhas.
Os vencedores serão eleitos via Random.org e anunciados tão breve quanto possível.
Posteriormente será contatado pelo grupo "Giveaway Bloggers" para a entrega dos cabazes.


Boa sorte ;) 
Beijinho

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cenouras para a Páscoa e não só : )- receita Bimby e tradicional

Tipo brigadeiro, veio a propósito de um desafio de um forum :) e eu como gosto muito de desafios, fui logo fazer. 
À receita original juntei um pouco de coco para moldar melhor a cenoura, ficou mesmo muito bom e nada, nada difícil de fazer :).
A receita original está aqui :).

 Ingredientes:

  • 1 cenoura grande ou 2 pequenas
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 20 gr de margarina ou 1 colher de sopa
  • 2 colheres de sopa de coco


Preparação tradicional:
  1. Num tacho juntar o leite condensado a margarina e as cenouras batidas no liquidificador com um pouco de água. 
  2. Misturar bem e levar ao fogo médio, misturar sem parar usando uma colher de pau.
  3. Quando começar a descolar do fundo do tacho, tirar do lume e deixar ficar frio numa taça untada com manteiga, juntar o coco.
  4. Enrolar bolinhas e apertar com os dedos até ficar em um formato de cone. Espetar o palito e meter um pouco de pasta de açúcar verde um mesmo um fio verde, passar por açúcar e com uma faca fazer os enfeites das ranhuras da cenoura.

Preparação na Bimby:
  1. No copo da bimby, meter a cenoura cortada aos pedaços e a água, programar alguns segundos velo 4/5.
  2. Juntar o leite condensado e a margarina ou manteiga, meter o cesto, fechar a bimby, programar velo 4/12 min./ Varoma.
  3. No fim do ciclo, retira logo de imediato( no cesto pode ficar um pouco de cenoura, é só juntar tudo ), juntar o coco, deixar arrefecer um pouco.
  4. Enrolar bolinhas e apertar com os dedos até ficar em um formato de cone. Espetar o palito e meter um pouco de pasta de açúcar verde um mesmo um fio verde, passar por açúcar e com uma faca fazer os enfeites das ranhuras da cenoura.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Folar de canela na Bimby

Na minha terra, Marinha Grande, usamos um folar tradicional, que é mais doce que o habitual, tornando-se um bolo um pouco mais rijo, mas muito delicioso. 
Da tradição agora na bimby, apesar de adorar bater a massa à mão, como demonstro neste passo a passo, estes também ficaram muito bonitos.
Ingredientes:
  • 100 gr de leite
  • 25 gr de fermento de padeiro
  • 150 gr + 450 gr de farinha
  • 2 ovos
  • 4 ovos cozidos
  • 250 gr de açúcar
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 pitada de sal
  • Canela a gosto
  • Raspa de 1 limão ou de 1 laranja
  • 125 gr de margarina derretida

Preparação:

  1. No copo da bimby, meter o leite e o fermento, programar 3 min/50º/velo 2. Juntar os 150 gr de farinha 30 seg/veloc 6, deixar levedar um pouco.
  2. Juntar o açúcar, a margarina,  os ovos e a raspa de limão, 3 min./vel 3.
  3. O resto da farinha com a canela 4 min/velo espiga. Numa recipiente meter um pouco de farinha a massa em cima, mais um pouco de farinha por cima e deixar levedar um pouco.
  4. Separar em 4 partes, de cada parte retira-se um pouco para formar as tiras, forma-se uma bola, mete-se o ovo cozido no meio, as tiras por cima, e leva-se ao forno a cozer.
  5. Levar ao forno pré aquecido a 180º cerca de 30 minutos, fazer o teste do palito( até pode cozer antes, tenham atenção ao forno).

domingo, 6 de abril de 2014

Bolo de bolacha com creme de manteiga- Receita bimby


Adoro bolo de bolacha com creme de manteiga, aliás adoro bolos de bolacha.
Quando vi a receita lá no grupo Bimby Lovers, resolvi fazer o mais depressa possível. Só meti o caramelo líquido por cima, para não ser tão enjoativo.



Ingredientes:
  • 420 gr de bolacha Maria(usei da bolacha rectangular torrada)
  • 300 gr de açúcar
  • 400 gr de manteiga(usei só 350 gr.)
  • 2c. chá de café solúvel
  • 300 gr de café preparado
Preparação na Bimby:
  1. Colocar no copo 20 gr de bolacha e pulverizar 10s./vel ). Retirar e reservar.
  2. Deitar no copo o açúcar e pulverizar 15 seg/velo 9. Com a ajuda da espátula, baixar o que ficou nas paredes do copo.
  3. Juntar a manteiga e programar 2 min/velo 3.
  4. De seguida adicionar o café solúvel dissolvido numa 1 colher de sopa de café preparado e programar 20 seg/velo 3 1/2. Certificar-se que se obteve um creme homogéneo, se necessário bater mais uns segundos na mesma velocidade.
Montagem do bolo:
  1. Fazer camadas de bolachas embebidas em café e creme de manteiga, acabar com o creme. Espalhar um pouco de caramelo líquido :).
  2. Enfeitar a gosto.





quarta-feira, 2 de abril de 2014

Douradas assadas no forno Receita Bimby e tradicional

Adoramos peixe cá em casa, e estas douradas ficaram muito boas.
Primeiro fiz um refogado  e só depois meti num tabuleiro, as douradas  as batatas por cima e levei ao forno.



Ingredientes:
2 douradas
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola grande ou 2 pequenas às rodelas
2 tomates maduros
50 gr de azeite
50 gr de vinho branco
1 alho
1 folha de louro
1/2 pacote de creme de marisco
Salsa q.b.
Bacon q.b.
Batatas q.b.
Colorau q.b.
Preparação na bimby:
  1. No copo da bimby, meter o azeite, a cebola às rodelas, o vinho branco, o tomate, o pimento às tira, o alho picado. Pus 6 min./temp. varoma./velocidade inversa, colher.
  2. No fim do ciclo anterior, juntar 500 gr de água com o creme de marisco desfeito, deixar mais 3min./veloci.inversa, colher/ temp.100º.
  3. Num tabuleiro, meter metade da mistura, as douradas por cima com o bacon dentro da barriga as batatas previamente temperadas com um pouco de sal e polvilhadas com colorau, e o resto da cebolada, meter  e levar ao forno.


Preparação tradicional:


  1. Num tacho faço uma cebolada, pimento vermelho, tomate, louro , alho e levo a refogar junto um pouco de vinho branco e no fim de estar refogado junto o  creme de marisco dissolvido na água, levo ao lume a engrossar um pouco.
  2. Depois ponho um pouco da cebolada no fundo do tabuleiro ponho as douradas com o bacon na barriga por cima, as batatas temperadas com sal e polvilhadas com colorau e meto o resto do refogado.
  3. Levo ao forno a assar.




terça-feira, 1 de abril de 2014

Bolinhos de pinhão- Dia um na cozinha "Doçaria regional" 11ª edição


Como sabem, sou marinhense, vivo na Marinha Grande, adoro as minhas raízes, tenho muito orgulho na família que tenho.
Onde vivo, existe um grande pinhal, daí deve ter vindo a receita, pois os pinhões em das pinhocas ou pinhas.
Onde vivo existem uns bolinhos, uma receita muito antiga , uma receita tradicional de cá, mas infelizmente poucos sabem a receita, pois quem a sabe mesmo não transmite. Agradeço àD. Marília, que me transmitiu como fazia os dela ;).
Não cheguei bem ao ponto ainda, mas vou lá chegar.
Mas podem ficar com uma ideia destes bolinhos tradicionais da minha terra.
Imagino antigamente a baterem as claras à mão, no fim  de batido era metido num saco plástico, corta-se uma ponta no meio, e assim se vai metendo num tabuleiro, depois vai ao forno, onde cozem com muita paciência e carinho.
Só é pena os pinhões estarem caríssimos.
Mas neste Dia Um na Cozinha, queria vos dar algo que faz parte da minha terra.

 Ingredientes:

  • Claras q.b.
  • O dobro do peso das claras em açúcar louro ou amarelo
  • Pinhões q.b. torrados

Preparação:

  1. Bater as claras com o açúcar durante 15 minutos, juntar os pinhões, deixando alguns de reserva, para meter por cima dos bolinhos.
  2. Meter num saco de plástico, cortar uma ponta no fundo, e encher forminhas de papel ou meter num tabuleiro em cima de papel vegetal, enfeitar com os pinhões que se reservou.
  3. Levar ao forno a 120º até cozerem. Mais ao menos 15 a 20 minutos.