Matei,pois está claro,será que isso faz de mim uma assassina,penso que não simplesmente pus um puré de 3 sabores,e pus medalhões de pescada,em vez de bacalhau e dei um toque de coentros,e pus o ovo cozido...claro que não está assim tão diferente do original,mas o sabor difere muito bem,o toque do puré e da cebolada com os coentros ficou um must.E perguntam voçês porque os bróculos e cenoura e tali,porque aqui em casa o Gonçalito adora,então quando é peixinho cozido com cenoura e brócolos o míudo devora tudo num ápice,hihihihi..
Claro que podem fazer com bacalhau e só com uma qualidade de puré,por isso força,toca a fazer..
Ingredientes:
Para 4 pessoas
-1 lombo de bacalhau (usei medalhões de pescada)
-2 cebolas médias(no refogado usei coentros também)
-1 litro de leite
-4 colheres de sopa de azeite
-1 folha de louro
-sal e pimenta q.b.
-1 tigela de maionese
-750 grs de batatas em puré(aqui usei batata,cenoura e brócolos)
-azeitonas pretas
-2 ovos cozidos
Confecção:
Depois de bem demolhado, corta-se o bacalhau em postas.Leva-se a cozer com leite.
Entretanto, picam-se as cebolas e levam-se a estalar com o azeite, o louro,os coentros picados, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau.
A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro ou, o que é preferível, cada posta num recipiente de barro individual.
Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese.
Contorna-se com o puré de batata,cenoura e brócolos passado pela seringa ou saco e leva-se a gratinar.Enfeita-se com azeitonas pretas.
Receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé do Pipo.Embora levando maionese, esta receita faz parte da culinária tradicional do Porto.
Por causa das medidas fui tirar esta receita
aqui ,mas fiz tudo a olho...